domingo, 31 de outubro de 2010

Batendo no André

O benfiquista Domingos Amaral, em mais um email-aberto, desta vez dirigido ao André Villas-Boas.

Um dia destes, disseste que não havia campeões à 9.ª jornada e tinhas toda a razão. É uma daquelas coisas tão óbvias que parece uma verdade infantil. Contudo, lembrei-me de Steven Gerard, o jogador do Liverpool, que aqui há uns anos acrescentou a essa simples constatação um raciocínio mais complexo, mas também mais verdadeiro. Disse o inglês que “nas primeiras 10 jornadas não se pode ganhar um campeonato, mas pode-se perder um campeonato”. E, de facto, foi isso que se verificou este ano em Portugal.
Tanto o Braga, que tão bem jogou a época passada; como o Sporting, que tanto se reforçou em comparação com os tempos de Paulo Bento; como o Benfica, que vinha de uma época supersónica, onde fora campeão, e além disso constituíra, nas palavras do seu presidente, “a equipa mais cara de sempre”; arrancaram mal. À 9.ª jornada, perderam muitos pontos, demasiados pontos, e estão os três a uma importante distância da tua equipa, o FC Porto. Isto, é evidente, não tira mérito nenhum ao teu trabalho, nem desvaloriza as tuas vitórias.
Porém, tudo seria diferente se os adversários continuassem por perto. Não fosse a fraca partida de Braga, Sporting e sobretudo do Benfica, e outro galo cantaria. A pressão sobre a tua equipa seria outra, e a confiança dos teus jogadores estaria permanentemente a ser testada. Assim, não está. Ao contrário do Benfica, que o ano passado só ultrapassou o FC Porto nesta altura, e teve o Braga à sua frente até mais de metade do campeonato, este ano ninguém te tem dado luta. Tu ainda não és campeão à 9.ª jornada, mas Braga, Sporting e Benfica já praticamente perderam o campeonato.

3 comentários:

Bimbosfera disse...

Não me parece que ele bata nada... Aliás, é mais uma ode ao desempenho do Porto do que um bater ou criticar algo. Este é daqueles que é Benfiquista quando ganhamos, e que tem sempre uma palavra do contra para dizer, para parecer que é inteligente!
Não gosto nada dele, sinceramente!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Eheheheh, eu acho que sim, embora seja um bater levezinho.

Abraço.

Bimbosfera disse...

Ahahahahaha! Digamos que sim, muuuuuito levezinho!

Abraço

Márcio Guerra

Related Posts with Thumbnails