quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O macaco de imitação

O assunto já estará meio ultrapassado, mas nunca é demais trazê-lo de novo. 
O presidente sportinguista, de quem os seus adeptos esperavam fosse o salvador da pátria, tem desiludido tudo e todos. E o pior, entrou já para o anedotário nacional. 


"Há quem diz que tudo já está inventado e que para se fazer bem é só preciso copiar... bem. José Eduardo Bettencourt, eleito há meses presidente do Sporting, está neste lote. Estranhamente, até porque atacou a liderança dos leões com uma campanha original e um slogan mediático... "Bento forever". A lufada de ar fresco estava prometida e os primeiros tempos de JEB em Alvalade indicavam isso mesmo: uma evidente aproximação da cúpula aos adeptos, com o presidente empenhado em sucessivas apresentações de novos sócios. JEB queria marcar a diferença, mas a equipa de futebol teimava em marcar passo. Daí à saída do "intocável" treinador foi um ápice e rapidamente JEB entrou numa espiral de acontecimentos - a falhada contratação de Villas-Boas, um técnico (Carvalhal) apresentado às escondidas, o novo diretor (Sá Pinto) ao soco com a principal estrela da equipa (Liedson) e até uma investida no mercado que não deu os resultados pretendidos (pelo menos para já) - que o levou a rever a estratégia: o Sporting vai adoptar o modelo do FC Porto.

A admiração de JEB por Pinto da Costa não é de agora, resta saber se os adeptos do Sporting se revêem num modelo como o do FC Porto. Pelos resultados, sem dúvida que sim... pela intervenção a uma só voz, talvez já não. Afinal, o Sporting sempre foi um clube plural.

Certamente ofuscado pelos êxitos dos dragões nos últimos anos, JEB ainda não percebeu que os tempos são outros. As instâncias que gerem o futebol português tornaram-se mais independentes, o jogo passou a premiar quem evidencia supremacia no relvado (veja-se a liderança bipartida que Benfica e Sp. Braga têm exibido esta época) e depois ainda há quem descubra petróleo no quintal... Finalmente, JEB esquece-se que o Mundo está cheio de macacos de imitação e que o original será sempre... único. A história dos dragões pós-Pinto da Costa constatará isso mesmo..."
(Paulo Quental, in Record)

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Eu acho que tentei comentar no Record mas não pude, ou não aceitaram o comentário, ou se aceitarm, não me lembro, mas o certo é que isto é mesmo uma anedota!
Este presidente é uma anedota efectiva, e se não estiver preparado para dar e vender fruta não vai ter retorno. E mais, gosta de uma pessoa que o deixa de mão no ar? É à Sócrates, que deixa um dos seus ministros de mão no ar para, com este de mão no ar, se virar e cumprimentar outro...
Há pessoas de baixo nível, e este JEB, se acha que o modelo a copiar é o azul, é tão baixo como o que lhe deixou a mão no ar...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails