quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A desorganização do Império da corrupção

OUVI, ontem, voz identificada com o universo portista, dizer que não é a primeira vez que se depara o fracasso ao emblema do dragão em processo negocial de aquisição ou cedência de jogadores. Isso verifica-se, por não ser possível prever sempre os comportamentos, nem controlar os interesses envolvidos, de aí que nenhum escândalo emane pelo simples facto de Kléber não se ter sentido suficientemente entusiasmado, nos números e nos objectivos, presumo, para aceitar o que lhe foi proposto. Intrigante, sim, terá sido o modo como tudo foi tratado, sem a segurança e a discrição que têm funcionado como bandeira de apreciada e sólida organização, principalmente ao nível da eficácia. Neste sentido, a preocupação da voz incide sobre outro deslize, mais grave do que a falha da contratação, o de não se ter resguardado da opinião pública o insucesso da operação. Este sim, pecado sem direito a remissão, por se captar através dele mais um sinal prenunciador da iminência de derrocada de um império que ao longo dos anos tem transformado o segredo em principal fonte energética para a sua sobrevivência. Na verdade, algo de misterioso acontece. Sucedem-se as incoerências, as distracções e as roturas a ritmo diabólico, faltando saber se é essa tempestade na cúpula a contribuir para o período de menos fulgor futebolístico ou se é a insuficiente resposta que tem sido dada face aos melhores rendimentos de Braga e Benfica que está a provocar uma discussão de comadres na administração e zonas envolventes com o perigo de, no meio de tamanho rebuliço, se descobrirem algumas verdades…
Numa sociedade que só aprendeu a viver em circuito fechado, devem ser fortíssimos os fundamentos que conduziram ao pedido de demissão de Fernando Gomes, de aí duvidar que qualquer explicação séria consiga resumir-se a uma recusa na aceitação de gastos suplementares e não previstos com contratações que a suprema autoridade presidencial, com a prosápia habitual, declarara desnecessários.

«Podemos estar descansados e dizer que não precisamos de ir ao mercado para retocarmos uma equipa que foi pensada correctamente para toda a época» (frase com mês e meio de vida).

Erro de avaliação imperdoável, com medição incorrecta da capacidade competitiva de Braga e principalmente, de Benfica.

«Não contrato jogadores para mim ou por pura diversão. E como Jesualdo Ferreira não me pediu reforços, não vejo porque haveria eu de os contratar» (frase com mês e três dias de vida).

Jesualdo tem ficado todos os anos sem as peças mais importantes do plantel, Pepe, Paulo Assunção, Bosingwa, Ricardo Quaresma e, esta época, Lisandro López e Lucho González, e nunca se lamentou, começando de novo, até agora, com notáveis resultados. Portanto, das duas uma, ou alguém se sobrepôs ao presidente e ao treinador, promovendo as operações de compra e venda sem dar cavaco, ou Jesualdo disse que não ao chefe e que sim a algum subalterno influente.

Voltando a Fernando Gomes, pessoa que me garantem muito respeitada junto das instituições financeiras, não sei se ficou mais incomodado por, eventualmente, ter visto atropelada a sua política de contenção ou se por ter visto o seu nome envolvido nas escutas, naquele diálogo com um empresário que lhe falou em deusas, em pedidos de bilhetes e em outras indecências. Essas promiscuidades podem alimentar o modo de vida de uns, mas não têm cabimento na de outros. No futebol não há santos, mas continua a haver princípios e valores que resistem a todos os maus tratos.

PS. Outro segredo que se esboroa: há sinais de desassossego no balneário do FC Porto. Muita preocupação em desvalorizar o que se observou no túnel da Luz através dos defensores do regime e nenhum cuidado em controlar as cenas do quotidiano azul-e-branco. Bruno Alves e Raul Meireles ficaram de fora da convocatória para o jogo com o Sporting. Um por opção, outro por lesão... Ou será que exorbitaram as suas competências? Se sim, com o apoio de quem?

Depois de ver um jornalista ser agredido em directo, em pleno relvado das Antas, vou surpreender-me com quê? Mas há quem tenha a memória curtinha…

(Fernando Guerra, A BOLA)
Com os meus agradecimentos ao SLBenfica Crónicas & Imagens

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Ora, mais nada, e eu ainda me inclino mais para A MULHER DELE ter ouvido agora as escutas!!!

Abraço!

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails