sábado, 2 de janeiro de 2010

A força dos números

Os espectadores dos jogos em que o Benfica participou (casa e fora) representam 39% do total da Liga Sagres até à 14ª jornada, ou seja mais de um terço do total. E só nos jogos em casa as assistências representam 27%.
Nos jogos caseiros a média de espectadores é de 46.737. E nem se pode dizer que seja fortemente influenciada pelo jogo com o Porto em que estiveram presentes mais de 58 mil pois antes disso já andava acima de 40 mil.
Isto significa que sem o Benfica neste campeonato a média de assistências seria rídicula. Mas, os adversários fingem que não vêem.
Não sei quais os números em termos televisivos mas certamente não andarão longe destes.
Agora digam que o Benfica não tem legitimidade para exigir verbas incomparavelmente superiores à maioria dos outros clubes.
Só nesta edição da Liga Sagres, nos sete jogos do Benfica fora assistiram 156 mil espectadores, enquanto na época passada tinham assistido 80 mil, ou seja praticamente o dobro. Daqui se deduz que para os clubes chamados pequenos é bom um Benfica forte.
Em contraste, Porto e Sporting estão em fase negativa. Os portistas têm as assistências mais baixas dos últimos cinco anos, com perda de 14% frente aos mesmos adversários, enquanto em Alvalade as perdas se cifram nos 6 por cento. Enquanto o Dragão perdeu espectadores em todas as partidas, menos frente ao Leixões, Alvalade (excluindo a visita do Benfica) tem uma média inferior a 25 mil espectadores.
Os números não enganam!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails