sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lagarto humilde

Quando, há uns meses, fui à assembleia geral do Sporting, ouvi dois tipos de discursos: uns falavam dos “valores do Sporting” e outros de passivos e transferências. O meu clubismo mandava-me apreciar as intervenções apaixonadas. Mas o meu espírito lógico, que sempre me conteve algum arrebatamento, fazia-me aderir aos mais frios. O que raio são os valores do Sporting quando se é sportinguista por obra do acaso? E ao ouvir racionalmente aquela irracionalidade percebi que me faltava esse golpe de asa que faz um bom adepto: deixar-me levar pelo absurdo.
Ontem, a leitura de textos de um bom amigo tornaram mais uma vez evidente esta minha fragilidade. Provando a estima que tenho pelo Ricardo Araújo Pereira, li o livro dele num café, em público. Capa vermelha, águia branca estampada e com o título de “Chama imensa”. “Eu digo-vos qual é o principal problema de ser do Benfica: é muito difícil ser grande. Dá muito trabalho ser um colosso”. O Ricardo consegue escrever isto sem ser adepto do Real Madrid, do Barcelona ou do Manchester. É apenas benfiquista. Vê, há anos, o seu clube esfalfar-se para sonhar vencer o irrelevante campeonato português. Mas a vantagem do Ricardo é que faz da cegueira benfiquista um dogma.
A Tinta da China juntou as excelentes crónicas do Ricardo, publicadas num jornal concorrente a este. Um jornal de onde saiu em solidariedade com o Diogo Quintela (um valente sportinguista), a quem foi censurado um texto. O livro do Ricardo vale a pena. Ver como o amor é cego. Como os factos não perturbam a autoestima do lampião. E aqui me rojo no chão com o peso da culpa: sou sportinguista e por isso autocrítico por natureza. Temos de aprender com eles: no nosso corpo de David sentirmo-nos Golias. A eles, que vivem num doce delírio coletivo, a vida não dói.
(Daniel Oliveira, in Record)

2 comentários:

Bimbosfera disse...

Manda lá a boquinha dele, mas se assim não for, nem parece adepto de um clube rival...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Eheheheheh!
Este apesar de tudo é dos que vai acusando mais o FCP e alertando os seus para a submissão.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails