segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ainda a BENFICA TV e o êxito em toda a linha

Quando em 2006 se começou a falar na possibilidade de o Benfica vir a ter um canal de televisão, vimos sorrisos irónicos em muitos rostos. Sendo um facto perfeitamente compreensível nas hostes dos nossos adversários e nos anti-benfiquistas, já o foi menos em vários benfiquistas que duvidaram que tal empreitada seria possível.

As dúvidas nasciam do facto de não existir em Portugal experiência na matéria e sobretudo as maiores interrogações tinham a  ver com a sua viabilidade económico-financeira. Depois de alguns avanços e recuos em que escolhos inesperados surgiram pelo caminho, a situação avançou decididamente e finalmente a 1ª emissão experimental surgiu no dia 2 de Outubro de de 2008 e logo com uma transmissão directa de um jogo de futebol – o Benfica-Nápoles, tendo as emissões regulares começado no dia 10 de Dezembro de 2008 com o noticiário das 10 horas.

Com as vicissitudes e nervosismo próprios de uma estreia, ainda assim a emissão excedeu as expectativas mais optimistas. O projecto era em si arrojado e ambicioso, pois o canal passou a transmitir sem qualquer interrupção diária, o que significa uma escolha e avaliação contínua dos conteúdos.

O canal veio sem sombra de dúvida preencher uma lacuna muito importante no meio audio-visual, pois passou a ser um importantíssimo veículo de contacto entre os benfiquistas, sobretudo daqueles que se encontram mais afastados dos grandes centros urbanos. A sua internacionalização que tem decorrido a bom ritmo, aproximou os portugueses a residir no estrangeiro do clube e a manterem-se informados sobre as suas principais realizações, sejam elas futebolísticas, das modalidades, ou de índole social.

Aliás, se mais virtudes não tivesse, o canal Benfica tem dado uma especial atenção à formação e às modalidades que muitos benfiquistas sabiam que existiam, mas delas não conheciam nenhuns pormenores. Os resumos e as transmissões directas têm servido para levar a todos os benfiquistas interessados e não só, o muito que se faz para além do futebol profissional.

Outro dos aspectos vitais é a sua informação, quer através de notícias quer via debates e informação, que têm servido para repôr um sem número de verdades e denunciar um cada vez maior número de mentiras e especulações propaladas pela comunicação social.

Mentiríamos se não dissessemos que encaramos com expectativa acrescida a possibilidade do canal passar a transmitir os jogos da equipa do futebol profissional a partir de 2013. Esse será certamente o anseio de muitos benfiquistas. Compreendemos que por motivos do passado, exista alguma hesitação por parte da direcção em assumir qualquer ruptura. Mas é inquestionável que a Sport TV já ganhou muito dinheiro com o Benfica, o que pensamos já ter sido saldada com juros elevados a dívida de gratidão que existia pelo apoio prestado ao clube numa altura difícil.

Acresce que já tivémos inúmeras cuspidelas no prato que lhe dá de comer, o que revela um sintoma de pouca isenção o que não admitimos. Muito embora decorram negociações que o presidente já admitiu que deveriam estar concluidas até ao final do presente ano, e os valores que a Olivedesportos se propôe oferecer não tenham sido conhecidos publicamente, é crível pensar que não chegarão aos pretendidos pelo Benfica, até porque os acordos estabelecidos com o FCPorto e Sporting são por assim dizer um barómetro. E essa é uma questão que não pode ser menosprezada, pois não vemos a Olivedesportos a subir demasiado a parada.

É claro que serão aduzidos argumentos que passarão pela actual conjuntura económico-financeira de penúria e o facto de não poder haver grande disparidade com os outros clubes mencionados. O problema básico é que o Benfica é grande para um mercado pequeno, daí que a viabilidade de ser a Benfica TV a ficar com os direitos de transmissão, nos pareça sem sombra de dúvida, um aspecto que cada vez mais deve ser estudado e considerado.

No entretanto, no seu 2º aniversário, queremos endereçar à Benfica TV na pessoa do seu director Ricardo Palacin e a todos os colaboradores os nossos parabéns pelo excelente trabalho até aqui realizado, ao mesmo tempo que formulamos votos futuros dos maiores êxitos que, estamos certos, serão uma realidade que irá convencer até os mais cépticos.
(Anti-Benfica.COM

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails