quinta-feira, 1 de julho de 2010

Suceder a este Di María não vai ser tarefa fácil

Boa análise sobre a falta que Di Maria vai fazer no Benfica.

Mal foi confirmada oficialmente a saída de Di María para o Real Madrid, muitos foram os adeptos encarnados a lamentar a venda. Não pela vertente económica, que isso são outras contas, mas sim pela valia desportiva de Angelito, bem patente na campanha vitoriosa dos encarnados na temporada passada. Se pelos golos não se distinguiu particularmente - "apenas" cinco -, já no capítulo das assistências a história foi outra: sagrou-se, inclusive, o melhor do campeonato nesta vertente (sete assistências).
A valia do seu futebol não se mede, porém, apenas no número de golos ou assistências. Há outros factores que ajudam a perceber o porquê de Di María ter sido imprescindível para Jorge Jesus e de ser a prioridade de José Mourinho para o Real Madrid. Desde logo, a capacidade técnica do argentino, expressa na forma como a sua bota esquerda domina a bola - às vezes, até parece ter cola... Esta qualidade, aliada à sua juventude, fazem dele um caso quase único, como Futre refere a O JOGO: "Há muito poucos esquerdinos como Di María no futebol mundial. Será um jogador muito difícil de substituir."
Mas há mais. Além do excelente pé esquerdo e da juventude, Di María impressiona pela forma destemida como parte para cima dos adversários. Uma situação em que é quase imbatível, segundo Drulovic. "É um desequilibrador e é temível nas transições ofensivas. É ainda muito forte no um-para-um, o que permite à equipa ganhar superioridade no ataque. Ele faz a diferença", ressalva o antigo extremo encarnado.
Não se afigura, portanto, vida fácil para o jogador que for ocupar o seu lugar. A sempre exigente massa adepta da Luz vai estar à espera de ver no novo reforço as mesmas qualidades de Angelito e a pressão será muita. Curiosamente, a mesma que se abateu sobre Di María quando da sua chegada à Luz, onde teria a responsabilidade de substituir... Simão. Três anos depois, o balanço é o melhor. Resta saber se vai ser assim com o extremo-esquerdo que está para chegar...

Rendidos ao talento de Angelito

Novos e velhos companheiros não hesitam em reconhecer as qualidades do extremo argentino. Ontem foi Kaká a elogiar o futuro colega. "É um jogador fantástico. Tem uma capacidade técnica estonteante e um controlo de bola muito bom. Já o demonstrou pela selecção, até neste Mundial", salientou o médio.
Javi García, colega de Di María no Benfica, assegurou ao jornal espanhol "AS" que os merengues fizeram uma boa compra. "É um grande jogador e uma grande pessoa, tem muito talento e grande disciplina táctica. É jovem, mas completo em todos os aspectos do jogo e muito maduro. Tem tudo para triunfar em Madrid. Aliás, se o Mourinho o quis, por alguma razão foi. Eu também o quereria, se fosse treinador", revelou o médio encarnado.

O olhar de quem sabe

O que perde o Benfica com a saída de Di María?
Futre | "Há poucos esquerdinos assim"
Futre não tem dúvidas quanto ao valor futebolístico de Di María. De acordo com o antigo internacional - também ele um extremo-esquerdo -, "há poucos esquerdinos assim". "Será uma grande perda para o Benfica e um jogador muito difícil de substituir, porque neste momento há muito poucos esquerdinos desta valia no mercado", refere, apontando a maior qualidade de Angelito: "O um-para-um."
Drulovic | "Ele faz a diferença no ataque"
Para Drulovic, a mais-valia de Di María reside nas "transições ofensivas", devido à sua qualidade "no um-para-um". "Foi um dos melhores jogadores do Benfica nesta última época, apesar de ainda ser muito jovem. Aliás, não é por acaso que despertou o interesse do Real Madrid. Ele desequilibra no ataque. É um jogador que faz a diferença", assume o antigo extremo-esquerdo do Benfica.
(Bruno Venâncio, O Jogo)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails