quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Relembrando um célebre Porto-Benfica, de boa memória

Enquanto o Presidente do F.C. do Porto for Pinto da Costa não há hipótese de qualquer benfiquista que se preze simpatizar com esse clube.

O Benfica tinha um historial há 30 anos atrás imensamente superior ao Porto em termos de títulos no futebol.
Nestes últimos 30 anos, desde que Pinto da Costa está no clube, primeiro como responsável pelo futebol e depois como Presidente, o F.C.Porto deu uma virada na história. Embora não me agradasse enquanto benfiquista, seria de aplaudir o sucesso desse clube se tivesse sido otido duma forma natural, limpa, desportivamente falando.
Acontece porém, que para o conseguirem escolheram a forma menos correcta, a da corrupção, a do terror e o que me entristece e a todos os benfiquistas é que conseguiram dessa forma obter a hegemonia actual, apesar de ainda estarem atrás em palmarés desportivo ao nível do futebol sénior.
Acompanhava o Benfica nalguns jogos fora, não faltando a nenhum em casa.
Sobre o jogo a que o vídeo se refere, eu estive lá, no antigo Estádio das Antas, e não me esqueço do que vi e sobretudo do que li sobre os bastidores desse jogo. Foram colocados produtos tóxicos nos balneários para que os jogadores do Benfica ficassem tontos, houve agressões no túnel de acesso a dirigentes do Benfica, foram alagadas as faixas laterais do campo para impedir a velocidade dos extremos benfiquistas, na altura Paneira e Pacheco. Enfim, jogo sujo que deveria ter valido punições pesadas ao clube e dirigentes mas, pasmem, o Ministério da Administração Interna, nunca deu seguimento às inúmeras queixas e o caso morreu.
Página triste escrita no futebol português.
E ainda existia na época um célebre "guarda Abel", lembram-se?
No post seguinte colocarei o vídeo deste jogo.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails