terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Como o F.C.Porto nasceu, morreu e renasceu!

É bom sabermos um pouco melhor a história daquele clube corrupto que por acaso joga connosco domingo.
Eu andava intrigado sem saber como tinham conseguido recuar na data de fundação.
Agora, já sei e partilho convosco.

(Foto "sacada" algures em algum blog que já não me recordo qual. Daí o meu pedido de desculpas ao autor, a quem solicito deixe um comentário se por acaso ler este post. Devem clicar para aumentar e ver como foi evoluindo)

O Foot-ball Club do Porto foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida, um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. A fundação do Foot-ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto no dia 2 de Março de 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade. Contudo, poucos dias depois da partida ouvir-se-ia falar do FC Porto pela última vez no século XIX; António Nicolau d'Almeida acedeu ao pedido da futura esposa, que considerava o futebol uma modalidade demasiado violenta, e afastou-se do clube que entrou num período de letargia.

Doze anos depois, em 1906 José Monteiro da Costa regressou de Inglaterra fascinado pelo mesmo desporto que encantara o seu amigo há mais de uma década e resolveu criar uma equipa de futebol. Foi então que António Nicolau d'Almeida lhe falou do projecto que iniciara em 1893, e José Monteiro da Costa não hesitou. Membro de uma associação denominada Grupo do Destino, sugeriu aos seus colegas que embarcassem com ele na aventura, ao que a maioria acedeu. Terminava o Grupo do Destino e renascia o FC Porto, em Agosto de 1906, assumindo desde logo uma faceta de clube eclético, no qual se praticavam também atletismo, boxe, cricket, halterofilismo, pólo aquático e natação.

O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha (que data do ano de refundação do clube), foi o primeiro campo relvado em Portugal. O FC Porto foi pioneiro também na internacionalização: foi a primeira equipa portuguesa a receber um conjunto estrangeiro (o Real Fortuna de Vigo, em 1907) e a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro (a Vigo, em 1908). O primeiro título oficial do palmarés portista surge em 1912: é a Taça José Monteiro da Costa, o Campeonato do Norte de Portugal (de futebol), criado em homenagem ao refundador do FC Porto.

Então é assim, o Foot-ball Club do Porto (nome chique!) nasceu em 1893 e morreu em 1894 (quase um nado-morto) a pedido da namorada do fundador porque era um desporto violento. Ainda bem que já não é viva, senão morria de novo ao ver no que se transformou esse clube do seu então namorado!
Em 1906, passados 12 anos renasce das cinzas com outro fundador. Esta história parece mal contada!
E o historiador esqueceu-se de mencionar o resultado do jogo com o Club Lisbonense.

2 comentários:

editor69 disse...

É verdade...DERROTA por uma bola a zero...já aqui o tinha referido...
http://blogaleste.blogspot.com/2009/11/o-futebol-no-portugal-real.html

Abraço

Falando Benfica disse...

Obrigado "editor69"!
Já agora, podemos trocar de links nos nossos blogues!
Abraço.

Related Posts with Thumbnails