segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Radiografia das modalidades de pavilhão

Desde o início da época ninguém tinha dúvidas que o Benfica estava mais forte nas modalidades de pavilhão.
Depois duma época em que todas elas venceram títulos mas nenhuma foi campeã, ao invés de optar por uma desaceleração do investimento, a direcção decidiu em sentido inverso, substituindo alguns treinadores (andebol e basquetebol) e investindo no reforço de todas as modalidades.
Nalgumas delas colmatou-se apenas as carências, casos do andebol, do futsal e do hóquei em patins, contratanto jogadores melhores e mais experientes, enquanto no basquetebol se optou por reforçar mesmo a equipa, não só trocando vários jogadores como aumentando a quantidade com qualidade e no voleibol foi feita uma meia limpeza por motivos extra-campo pois o falhanço do título foi um duro revés, após uma época de alto nível.
Agora que quase todas já estão em actividade oficial, falta apenas o hóquei em patins devido à recente realização do campeonato do mundo, verificamos que estão mesmo mais fortes.
ANDEBOL
Foi suprida a falta duma alternativa à altura de Cláudio Pedroso (lateral direito) com a vinda do internacional e experiente jogador, Inácio Carmo e duma para George Zaikin que tem tido lesões com frequência, vindo outro internacional, Nuno Grilo.
Agora, com a lesão de demorada recuperação do guarda-redes João Ferreirinho e apesar do categorizado Ricardo Candeias estar em grande, veio o experiente sueco David Andersson que se estreou no sábado.
BASQUETEBOL
Perdido o título e constatando que o actual campeão tinha uma grande equipa, a revolução foi grande, começando pela troca de treinador e terminando no reforço sério da equipa para que possa reconquistá-lo.
O plantel já era curto no final da época devido às saídas precoces de Francisco Jordão (incapacitado para a prática da modalidade) e Eky Viana (problemas disciplinares), juntando-se a falta de rendimento desportivo de Rodrigo Mascarenhas, de António Tavares e ainda o erro de casting nos americanos que foram sendo sucessivamente substituídos ao longo da época.
Vieram verdadeiros reforços, tais como os americanos Seth Doliboa, Ted Scott e Greg Gentry, bem como os internacionais portugueses Betinho Gomes e Tomás Barroso, a volta do emprestado António Monteiro e a integração do jovem Carlos Ferreirinho que substituíu no plantel o irmão João que quase não jogou.
A aposta começou a dar frutos com a conquista arrancada a ferros da Taça António Pratas frente ao principal rival.
FUTSAL
Depois das desilusões da perda da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional para o Sporting, a equipa foi reforçada cirurgicamente. Vieram o guarda-redes Marcão, que viria a mostrar-se decisivo na conquista da Supertaça frente ao Sporting há pouco mais de um mês, e ainda os alas Bruno Coelho (internacional português) e Dentinho (brasileiro).
HÓQUEI EM PATINS
A única que ainda não começou a competir nesta época.
Tendo falhado o título ao terminar em igualdade pontual com o campeão vitalício, mas conquistando a Supertaça e a Taça CERS na época passada, foi talvez a modalidade que teve um melhor desempenho na última época. Então, como não se deve mexer naquilo que está bem, vieram apenas os experientes Sérgio Silva (internacional português) e Carlos López (internacional argentino) para os lugares de Caio, Tiago Rafael e do veterano Ricardo Pereira.
VOLEIBOL
A grande desilusão da época anterior obrigou a uma mudança radical no plantel. Não tanto pelo rendimento desportivo, mas por motivos extra-pavilhão, saíram quase todos os brasileiros ficando apenas o central Zelão.
Esta época começou bem com a conquista da Supertaça frente à equipa que surpreendentemente nos tirou o título na anterior.
Nota-se que a equipa ainda está em processo de formação devido às muitas caras novas, os portugueses Roberto Reis e João Coelho, além do regressado João Magalhães, o cubano Juan Diaz (Ché), o brasileiro Fabrício Silva (Kibinho) e o húngaro Roberto Koch.
Nada garante que seremos campeões, mas uma coisa é certa, temos equipas para lutar pelos títulos, basta que haja vontade e espírito de luta.

1 comentário:

Rederx disse...

Temos fortes possibilidades de fazer uma razia nas modalidades.
Tirando o Voleibol que não aprecio mt, o resto tenho acompanhado e tem-me agradado mt.

Related Posts with Thumbnails