quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A baliza do Benfica

É bom que a imprensa comece a reconhecer a maior valia da equipa do Benfica esta época.
O analista Bruno Prata, no Público, diz:
O Benfica gastou quase 30 milhões de euros em reforços, boa parte deles de indiscutível qualidade. Mas não deixa de ser curiosa a circunstância de o papel mais relevante, até ao momento, estar a ser protagonizado por um jogador contratado a custo zero: o guarda-redes Artur. Algo que merece ser tanto mais relevado porquanto o que se discutia há um ano eram os 8,5 milhões que havia custado Roberto e os estragos que o guardião espanhol vinha fazendo na baliza benfiquista.
Artur é um guarda-redes experiente (30 anos), mas a serenidade que transmite não deve ter apenas a ver com a idade ou com a passagem por bons clubes brasileiros e pelo futebol italiano. Parece algo inato e tem tido uma dupla virtude: sossega as bancadas e dá tranquilidade à restante defesa. Claro que a entrada de Garay para o lado de Luisão também foi determinante para dar estabilidade ao sector, mas foi Artur a conseguir que os seus colegas se sentissem novamente seguros e à-vontade para arriscarem uma defesa alta, como se exige a uma equipa com as características do Benfica. Artur atenuou os estragos em Barcelos e foi quase sempre determinante nos resultados positivos frente ao Feirense, Nacional, Trabzonsport e Twente. Na Madeira, resolveu um lance perigoso logo ao sétimo minuto e foi ainda decisivo na reposição rápida da bola que permitiu a cavalgada e o golo de Bruno César.
Mais importante do que a liderança à condição, que contrasta com o início periclitante da época passada, salta à vista que o Benfica desta época tem mais e melhores armas, tanto no que respeita aos recursos humanos como à maneabilidade táctica (por muito que Jorge Jesus teime em dizer que o desenho táctico é sempre igual...). Tudo factores determinantes, como também é voltar a contar com um guarda-redes em que os colegas e os adeptos confiam...

Casa arrumada!

E no último dia do mercado de transferências, o Benfica colocou os excedentes, à excepção (até agora) de César Peixoto.
Confirmou-se a cedência do central Roderick ao Servette de João Alves e a de Urreta ao V. Guimarães.
Se é certo que as opiniões sobre o empréstimo de Urreta se dividem, no que diz respeito a Roderick existe unanimidade.
O jovem central português esteve uma época no plantel sénior em que pouco jogou e quando jogou, viu-se nitidamente que precisava de ganhar experiência e maturidade para poder ser uma opção séria no plantel do Benfica. Quem não se lembra do penálti infantil que cometeu no jogo com o Portimonense na Luz.
Quanto a Urreta, apesar de ter feito uma boa pré-época que deixou até Jorge Jesus com dúvidas por isso não foi dispensado há mais tempo, o que é certo é que ainda não está no ponto certo para jogar com frequência e não jogando não pode evoluir.
Infelizmente para ele a época passada foi praticamente perdida uma vez que na Corunha pouco jogou e depois foi acabar a época ao Uruguai (Peñarol) onde o ritmo de jogo é bastante inferior.
Considero que o Guimarães é o clube certo para ele, onde pode jogar e crescer como jogador, mais agora que o técnico se chama Rui Vitória, o mesmo que fez evoluir David Simão e Nélson Oliveira no Paços de Ferreira.
E o Peixoto? Vai ficar a treinar com os júniores?

Artur, o quase desconhecido

O guarda-redes Artur Moraes não era conhecido em Portugal antes de jogar no Braga e mesmo no Brasil quase só é conhecido pelos clubes por onde passou.
O clube de maior projecção onde jogou antes de rumar à Itália em 2006 foi o Cruzeiro, mas foi no Paulista, clube pequeno do Estado de São Paulo, que começou.

"O Artur está feliz da vida e isso está a reflectir-se em campo." A opinião é de Carlos Lima, treinador de guarda-redes do Paulista, que trabalhou com o número 1 do Benfica nas camadas jovens daquele clube brasileiro.
O técnico segue a carreira de Artur Moraes à distância mas não se mostra surpreendido com a afirmação do guarda-redes em Portugal, quer no Sporting de Braga quer agora no Benfica. "Para mim não é surpresa, pois mesmo aqui nas camadas jovens do Paulista já era um atleta muito precoce", adiantou Carlos Lima ao DN, que recordou a alcunha pela qual Artur ficou conhecido no clube onde se formou: "Ficou conhecido como Dino, por causa dos desenhos animados que passavam na altura na televisão, pois a forma dele andar fazia lembrar o dinossauro dessa série."

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um milhão? Nada mau

O argentino Franco Jara, jogador que aprecio sobretudo pela sua garra e velocidade, vai rodar um ano no Granada da 1ª Liga Espanhola.
Se por um lado tenho pena de o ver sair, por outro, talvez não seja má ideia visto que temos agora o Rodrigo e o Nélson Oliveira, além do Mora (?), pelo menos por enquanto, o que talvez o impedisse de jogar tantas vezes quantas as que jogou na época passada.
No Granada, certamente será titular e numa das melhores Ligas europeias vai evoluir concerteza e depois voltar ao Benfica, até porque renovou até 2016 e não tem opção de compra no contrato de empréstimo.
E o Benfica ainda vai receber 1 milhão. Não sei é quem lhe pagará os vencimentos. Espero que seja o Granada.

domingo, 28 de agosto de 2011

Entrevista a Nélson Oliveira

Nélson Oliveira, avançado do Benfica, foi considerado o segundo melhor jogador do Mundial sub-20. Em entrevista ao PÚBLICO, o jovem de 20 anos confessa que o prémio não o mudou e que é apenas “um rapaz que quer ser jogador”. E pede mais oportunidades para os jogadores portugueses.
Acabou de dizer aos seus colegas das camadas jovens do Benfica que ainda não é um jogador, mas um rapaz que quer ser um jogador. O que falta para se sentir um jogador?
Ainda me falta tanta coisa. Sou um rapaz de 20 anos. Tenho muito para evoluir. Como é lógico, todos os rapazes da minha idade não são jogadores feitos, estão em aprendizagem. Até aos 24 anos, estamos sempre a aprender. Só a partir dos 24 anos somos mais maduros e estáveis. Por isso disse que sou um rapaz em aprendizagem que quer ser jogador.

O facto de ser o segundo melhor jogador do Mundial sub-20 dar-lhe-á mais oportunidades?
Acho que sim. É um facto que me abre portas, que pode ser muito bom no futuro.

Isso ajudou-o a ficar no plantel no Benfica?
Não. Já tinha a confirmação de que iria ficar no plantel do Benfica antes de ir para o Mundial.

Os Mundiais de sub-20 revelam grandes jogadores, como aconteceu com Messi e Maradona, mas há outros que depois não se confirmam. Receber a Bola de Prata é uma responsabilidade extra?
Dá-me uma responsabilidade extra, mas é algo a que não vou dar importância. Ter recebido o prémio de segundo melhor jogador do Mundial em nada alterou a minha pessoa e a minha forma de pensar. Vou continuar a trabalhar da mesma forma e a tentar evoluir.

Quando regressaram do Mundial foram unânimes: os jovens portugueses não têm tantas oportunidades como deveriam. Por que acontece isto?
Não sei a que se deve isso. O Benfica está a tentar contrariar esse aspecto e está a apostar em jovens portugueses. Penso que daqui para a frente vai ser feita uma maior aposta em jovens portugueses.

No Benfica e noutros clubes, tem havido apostas em jovens estrangeiros de 18/19 anos, como Di María e James Rodríguez. Acha que há menos resistências em apostar em miúdos que vêm do estrangeiro do que na chamada prata da casa?
Esse é um facto. Tem vindo a ser assim até aqui, mas a partir de agora vai começar a haver maior aposta dos clubes em jogadores portugueses.

Entre muitas explicações, há quem diga que os campeonatos de juniores são pouco competitivos e que os jogadores portugueses se ressentem quando chegam aos seniores. Sentiu isso?
No meu segundo ano de júnior, tive oportunidade de jogar meia época na I Liga, no Rio Ave, o que foi muito bom para mim. Acho que isso pode ter alguma importância, daí ser importante o aparecimento das equipas B.

Nessa experiência no Rio Ave e depois na época passada, no Paços de Ferreira, sentiu dificuldades na adaptação ao futebol profissional?
Senti muito mais dificuldades no tempo do Rio Ave, porque no Paços de Ferreira aquilo já não era novo para mim. Já sabia que ia encontrar um ritmo e a uma competitividade diferentes.

Voltando ao Mundial, a selecção partiu incógnita para a Colômbia e regressou como vice-campeã. Foi uma bofetada de luva branca em quem não acreditava nesta selecção?
Não falo em bofetada de luva branca, porque não vejo as coisas dessa forma. É verdade que a maior parte das pessoas não acreditava na selecção e nós limitámo-nos a fazer o nosso trabalho. Fizemos um grande trabalho e demonstrámos que o jogador português tem qualidade e que deve ser levado em consideração.

Qual foi a maior lição deste Mundial?
Foi que os favoritos se vêem dentro de campo e não fora, nos jornais e na comunicação social.

Paulo Bento anunciou os convocados para o jogo com Chipre. Em algum momento pensou que poderia ser chamado para a selecção A e não para a sub-21?
Não estava à espera de ser convocado. A selecção A está muito bem servida em termos de pontas-de-lança. Ao contrário do que as pessoas dizem, temos dois bons pontas-de-lança, o Hugo Almeida e o Postiga, que têm dado boa conta do recado. Não me passava pela cabeça ser convocado.

Paulo Bento já disse que o Nélson será um jogador de futuro. Espera chegar em breve à selecção A?
Espero continuar a trabalhar para o mais rapidamente possível lhe dar razão. Espero um dia representar a selecção A. É um dos meus objectivos e um dos meus sonhos.

Isso só será possível jogando no Benfica. Olhando para a concorrência de Cardozo, Saviola e Rodrigo, acha possível ter bastantes oportunidades?
Vou trabalhar para que as oportunidades surjam.

E, se não surgirem, preferirá ser emprestado, para ganhar mais experiência?
É no Benfica que quero evoluir. Se jogar menos, tenho de trabalhar para jogar mais.

Começou a jogar com que idade?
Comecei com nove anos.

Era daqueles miúdos que andavam sempre a jogar futebol?
Sim. Era muito viciado no futebol. Sempre que estava em casa jogava futebol com os meus amigos, organizávamos jogos no ringue mais próximo. Jogávamos futebol a toda a hora, mesmo na escola, nos intervalos das aulas.

Teve alguma influência na família para jogar ou o gosto nasceu espontaneamente?
O meu pai sempre teve o bichinho do futebol. Desde cedo me comprou bolas de futebol quando ia às compras. O presente que me dava era sempre uma bola.

Quando veio para o Benfica aos 14 anos é verdade que houve interesse do Chelsea e de clubes portugueses como o FC Porto e o Sporting?
Falou-se nisso, mas nem estava preocupado, porque 14 anos é muito cedo para ir para fora. Não vejo qualquer sentido em um miúdo de 14 anos ir para o estrangeiro quando tem condições como estas para crescer como jogador no seu país de origem.

Quem são as suas grandes referências no futebol?
A minha principal referência é o Cristiano Ronaldo, porque, além de ser um grande jogador, tem uma capacidade de trabalho fantástica e, na minha opinião, é o melhor do mundo. Há outro jogador da minha posição de que gosto bastante, que é o Ibrahimovic.

Há pouco, recomendou aos jovens jogadores do Benfica que continuassem a estudar, porque a carreira no futebol pode não correr como eles imaginavam. O Nélson fez isso? Continua a estudar?
Estudei até ao 12.º ano. Agora quero levar isto (o futebol) mais a sério. Antes tinha mais a preocupação de fazer o 12.º ano, porque é importante. Daqueles miúdos que estavam no auditório nem todos vão ser jogadores, daí ser importante não descurar os estudos. É sempre mais uma opção que temos caso não singremos no futebol.

Se a carreira de futebolista não tivesse corrido bem, o que iria estudar?
Gosto da área de Desporto. Talvez fosse professor de Educação Física. Teria de pensar, caso tivesse optado pela escola.

Do que é que um rapaz de 20 anos tem de abdicar para ser futebolista profissional?
Tive de abdicar de algumas coisas. Os futebolistas têm sorte, porque fazem aquilo de que gostam. Há muitas pessoas que não o podem fazer. Penso que os futebolistas têm de abdicar principalmente das saídas com os amigos à noite e, nesse aspecto, temos de ter certas regras. Não podemos sair como se fôssemos pessoais normais. Temos de sair menos vezes.

Jara de saída

Já ninguém tem dúvidas que o avançado argentino Jara está de saída do Benfica por empréstimo.
Entre os benfiquistas, há quem concorde e quem não concorde com esta cedência.
Eu concordo porque Jara sendo um avançado muito interessante com boa velocidade e bom remate, precisa de aprimorar a sua técnica e escolher melhor as opções a tomar em cada lance. Capaz do melhor e do pior. Tanto marca um golo fantástico, como falha incrivelmente. Sendo assim, precisa jogar com frequência e no benfica não tem espaço para o fazer, mais a mais quando temos outros dois jovens a precisarem de oportunidades para jogar, casos do espanhol Rodrigo e do português Nélson Oliveira.
Entre os vários clubes interessados, oxalá ele e o Benfica façam uma boa escolha onde possa jogar semanalmente e então depois voltar melhor jogador.

sábado, 27 de agosto de 2011

Andebol do Benfica na final com o FCP

Está a disputar-se em Fafe o Torneio de Portugal em andebol com a participação do Benfica, FC Porto, Sporting, ABC, Lugi Handbal (Suécia) e Selecção de Angola.
Para chegar à final, o Benfica derrotou os suecos por 34-22 e o ABC por 29-28, enquanto o Porto venceu a selecção angolana por 32-25 e hoje o Sporting por 20-18, salvo erro.
Amanhã teremos pelas 17 horas a grande final do Torneio com um apetecível Benfica-FC Porto. 
Todos a Fafe!

O fanfarrão

O cronista Daniel Oliveira ataca Pinto da Costa acerca das questão do seu Sporting e das arbitragens. Leia.

Quando foram tornadas públicas as gravações de Pinto da Costa que evidenciaram, para não dizer mais, a promiscuidade entre aquele dirigente desportivo e muitos árbitros, esperava uma posição pública da arbitragem para defender a honra de uma função sem a qual os jogos são impossíveis. Não aconteceu. Quando rebentou o escândalo do Apito Dourado esperava que fossem, antes de todos, os árbitros a lutar para que finalmente fosse separado o trigo do joio. Não aconteceu. Das muitas vezes que se debateu a mudança nas regras de nomeação de árbitros, esperava que estivessem eles na linha da frente na luta por regras claras. Não aconteceu. Quando se exigiram novas tecnologias para a arbitragem, esperava que fossem os árbitros a tomar a dianteira. Não aconteceu. De todas as vezes que árbitros foram agredidos e ameaçados nos estádios, esperava uma posição de força, sem concessões. Não aconteceu.
Sei que criticar as arbitragens é o mais fácil. Umas vezes com razão – foi o caso da primeira jornada –, outras para disfarçar más exibições. Mas parece haver na arbitragem portuguesa uma convivência demasiado fácil com as águas turvas. É por isso perturbante ver os árbitros a boicotar um clube apenas porque um deles é, como tantas vezes acontece, criticado pelo seu mau desempenho. Porquê esta reação desproporcionada? Porque o Sporting é, dos três grandes, aquele que não conta nas contas dos obscuros corredores do poder do futebol nacional. Os árbitros não mostram, com este patético boicote, a sua força. Tornam apenas evidente a sua fraqueza perante os poderes instalados. Compensam os silêncios e as cumplicidades de sempre, mostrando as suas temerosas garras à presa mais fácil. É o que faz o fanfarrão. Não é o que faz o corajoso.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nada que não saibamos

O ex-treinador do Sporting e do Standard de Liège, o francês Laszlo Boloni, disse que se continuar a evoluir como até aqui, Witsel não ficará muito tempo no Benfica. Que grande novidade!
Diz ainda que esperava que ele tivesse ido para outro clube. Será que era o Sporting?

Pagos com o maior prazer

Nunca o Benfica deve ter pago 500 mil euros com tanto prazer.
Axel Witsel custou 6,5 milhões ao Benfica, uma pechincha, embora esse valor pudesse subir para 7,5 se o Benfica se classificasse para a fase de grupos da Liga dos Campeões desta e da próxima época. O acesso a esta está garantido com distinção e curiosamente com grande contribuição do craque belga. Assim, vão ser pagos já 500 mil ao Standard de Liège. Espero que os do próximo ano também sejam pagos pois significa que estaremos lá e sem pré-eliminatórias, espero.

Mika ambicioso

O jovem guarda-redes Mika, titular da selecção portuguesa sub-20 e que recentemente foi contratado pelo Benfica ao U. Leiria vai ficar no plantel sénior.
À partida, será o terceiro guarda-redes, atrás de Artur (que se encontra em grande forma) e de Eduardo. Porém o jovem Mika é ambicioso e acredita muito nas suas potencialidades, garantindo que vai lutar pela titularidade na baliza encarnada.
O Benfica agradece esta luta a três pela baliza.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bastardos!

Para não lhes chamar outra coisa.
O nosso Rui Costa foi questionado no Mónaco sobre o jogo Barcelona-FC Porto.
Perguntaram-lhe o que esperava do jogo, tendo respondido que esperava um bom espectáculo. Insistiram perguntando se ficaria contente com um triunfo portista. E ele afirmou novamente que ficaria contente se fosse um grande jogo.
Porque será que não fazem perguntas destas aos dirigentes dos corruptos?

Benfica cai num Grupo acessível

O Benfica ficou integrado no Grupo C, encabeçado pelo poderoso Manchester United. Os outros dois adversários são os acessíveis Basileia (Suíça) e o Otelul Galati (Roménia).
Considero um grupo acessível e que em termos teóricos nos pode garantir ficar nos dois primeiros lugares e garantir o acesso aos oitavos-de-final.
Escapámos a deslocações a países longínquos e frios como a Rússia e a Ucrânia, ou outros conhecidos pelo apoio fervoroso dos adeptos, casos da Grécia ou Turquia.
A 1ª jornada realiza-se a 13 ou 14 de Setembro, embora não saiba ainda o calendário dos jogos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Categórico Benfica

Foi um categórico Benfica aquele que vimos bater o Twente esta noite na Luz.
O técnico holandês tinha afirmado que viria jogar ao ataque e discutir a eliminatória. Afinal, não se viu isso em campo, embora não tenha fechado a sete chaves o caminho para a sua baliza. Estivessem os jogadores do Benfica em noite inspirada e ao intervalo já estaríamos a golear.
Não foi na 1ª parte, foi logo no início da 2ª que o Benfica abriu o caminho para a vitória através duma meia bicicleta de Witsel. Tomou-lhe o gosto e bisou. O capitão Luisão fez o outro na sequência dum canto.
E venha agora a fase de grupos, de preferência sem papões. Ou pelo menos não mais do que um.
Em termos financeiros a época está praticamente salva, o que é óptimo e retira à equipa essa pressão.
Toda a equipa esteve muito bem, claro que uns ligeiramente melhores que outros.
Destaco apenas três jogadores, Artur porque salvou dois golos, Emerson porque quanto a mim fez a sua melhor exibição, defendendo e atacando e Witsel pelos dois golos que marcou.

Benfiquistas campeões de vólei de praia

Embora a notícia não seja actual, confesso que me passou despercebida e provavelmente a muitos benfiquistas também.
Os novos reforços da equipa de voleibol sénior do Benfica, Roberto Reis (português) e Fabrício Silva (brasileiro), ambos oriundos do V. de Guimarães, sagraram-se no passado dia 14 de Agosto campeões nacionais de voleibol de praia.
Parabéns Roberto e Fabrício!
Todos nós benfiquistas esperamos que se sagrem campeões nacionais de voeibol de pavilhão ao serviço do Benfica.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Nélson Oliveira é o reforço

O que um Mundial pode fazer por um jogador.
Antes da participação no Mundial de sub-20, sabia-se que Nélson Oliveira iria ficar no plantel do Benfica, mas apenas (ou quase) pela necessidade de satisfazer a quota de jogadores formados no clube.
Depois do Mundial em que se sagrou o bola de prata da competição (2º melhor marcador, atrás do brasileiro Henrique) passou a ser visto com outros olhos.
É avançado, é alto, é possante, remata com os dois pés. O que lhe falta mais para ser um grande jogador? Apenas jogar!

domingo, 21 de agosto de 2011

Benfiquistas em destaque no Brasileirão

Este fim de semana alguns dos jogadores do Benfica que estão emprestados a clubes brasileiros estiveram em destaque.
Felipe Menezes marcou dois golos (um com o pé esquerdo) na vitória (3-1) do Botafogo sobre o Atlético Mineiro.
Alan Kardec marcou o golo da vitória (2-1) do Santos sobre o Bahia.
Éder Luís não marcou mas esteve bem no empate (1-1) do Vasco frente ao campeão Fluminense.
Airton não jogou por estar castigado.

Mika, grande aquisição

O facto de Portugal não ter sofrido nenhum golo no Mundial de sub-20 até às meias-finais deve-se em primeiro lugar a toda a equipa que foi solidária e deu tudo, mas sobretudo a Mika que defendeu tudo o que foi à baliza. Teve sorte? Sim alguma, mas fez por merecê-la.
O jovem guarda-redes que o Benfica contratou ao U. Leiria antes do Mundial demonstrou muita frieza, muita atenção e valor. Pena ter borrado um bocado a pintura na final, mas ainda assim foi considerado o melhor guarda-redes do Mundial.
Está de parabéns o Benfica por tê-lo contratado antes de se valorizar. Consta que custou 500 mil euros, mas já vale três ou quatro vezes mais.

sábado, 20 de agosto de 2011

Bruno César, o mal amado, acabou com o sofrimento

O Benfica sofreu sem necessidade para vencer em casa ao Feirense.
Apesar de ter marcado cedo, não conseguiu aumentar o placard e permitiu ao Feirense tornar-se atrevido, empatando e causando mais alguns calafrios à defesa do Benfica.
Jesus é um sado-masoquista. Gosta de sofrer sem necessidade!
Quando é que vai instruir os jogadores para não descompensarem tanto o meio-campo defensivo?
Confesso que o Feirense me surpreendeu mostrando uma equipa com vontade de pontuar. Oxalá mantenha essa atitude durante todo o campeonato.
Talvez algumas mexidas na equipa tenham a ver com o jogo da passada 3ª feira e com o da próxima 4ª com o Twente.
Golaço de Bruno César, após desenvencilhar-se de dois adversários. Agora digam que não presta!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Onde vai parar este futebol português?

Com a devida vénia ao Blog do Manuel, aqui vos deixo um comentário deixado no mesmo. Comentário esse que demonstra o estado de espírito da maioria dos adeptos do futebol não portistas.

«O FUTEBOL PORTUGUÊS METE NOJO MAS METE MESMO ANDAM POR AÍ MEIA DÚZIA DE BANDALHOS DE INVERTEBRADOS INTELECTUAIS DE PEDINTES MATERIAIS DE COLUNAS GELATINOSAS DE IMBERBES PERSONALIDADES QUE VÃO REBENTAR COM ISTO TUDO.
BEM SABEMOS QUE A VIDA ESTÁ DIFICIL É PRECISO AGUENTAR OS LUGARES AGRADAR A QUEM PODE E OBEDECER QUEM DEVE MAS CARAMBA, NÃO PODE VALER TUDO NESTE REINO DE BANDALHEIRA EM QUE O FUTEBOL SE ESTÁ A TRANSFORMAR ESTA GENTINHA PENSA QUE O POVO É PARVO ???
NÃO. ELES SABEM QUE O POVO NÃO É PARVO

PERDERAM FOI A VERGONHA E QUANDO UM HOMEM PERDE A VERGONHA NADA MAIS TEM A PERDER PASSAM A SER FARRAPOS ANDANTES DEPOIS DE UMA PRIMEIRA JORNADA DESGRAÇADA (E JÁ LÁ VAMOS A ELA) ASSISTIMOS HOJE A UMA IMPENSÁVEL NOMEAÇÃO DE UM APINTADOR QUE SE ARRASTOU EM CAMPO FAZENDO CAGADA ATRÁS DE CAGADA.

SÓ VI O RESUMO DA PRIMEIRA PARTE NEM ME VOU DAR AO CUIDADO DE DAR EXPLICAÇÕES SOBRE A TRAMPA DAS DECISÕES QUE FIZERAM O RESULTADO AO INTERVALO VOU APENAS PEDIR A ESSE APINTADOR QUE SE TIVER UM PINGO DE VERGONHA ABANDONE A ARBITRAGEM OU NO MÍNIMO PEÇA PARA NÃO APINTAR UM CERTO CLUBE E PEDIR AO SENHOR NOMEADOR PEREIRA QUE FAÇA O MESMO.
ONTEM JÁ ERA TARDE FINJA QUE VAI À CASA DE BANHO E ABANDONE A ARBITRAGEM ESTA GENTE DEVE ASSUMIR AS SUAS RESPONSABILIDADES SE UM DIA DESTES UM PROBLEMA GRAVE ACONTECER NO FUTEBOL

A VIDA ESTÁ DIFICIL AS CABEÇAS ANDAM QUENTES À MINIMA FAISCA PODE HAVER EXPLOSÃO JÁ FORAM DENTES AGORA BOCAS NO AEROPORTO ATENÇÃO SENHORES QUE MANDAM NO FUTEBOL ESTÃO A CRIAR UM CALDINHO EXPLOSIVO.
TOMEM MEDIDAS OBRIGUEM A HAVER VERDADE DESPORTIVA O POVO ESTÁ FARTO DE VER UMA EQUIPA A SER LEVADA AO COLO SERÁ QUE QUEM MANDA NÃO VÊ ????

BENFICA E SPORTING E TODOS OS CLUBES QUE GOSTEM DE VERDADE DESPORTIVA DEVEM REUNIR E OBRIGAR OS DIRIGENTES DA LIGA A POREM ORDEM NA CASA SIM PORQUE A LIGA NÃO É DOS DIRIGENTES A LIGA É DE TODOS OS CLUBES E SE VIREM QUE OS SEUS DESEJOS DE VERDADE NÃO SÃO SATISFEITOS TOMEM UMA MEDIDA RADICAL, PARAR COM A BANDALHEIRA.
E SE PRECISO FOR VOLTAREM À CASA DE PARTIDA PARA GRANDES MALES GRANDES REMÉDIOS HAJA COGONES PARA ISSO E LANÇAMOS JÁ UM DESAFIO AOS HOMENS DE BEM QUE ANDAM NO FUTEBOL, PORQUE OS HÁ PORQUE NEM TODOS SE REVEÊM NESTA BANDALHEIRA QUE QUANDO HOUVER UM NOVA DIRECÇÃO DA FPF FAÇAM UMA LIMPEZA NA ARBITRAGEM.
-VITOR PAREIRA JAMÉ. JÁ SE VIU TUDO
-OBSERVADORES, RUA COM TODOS
-ÁRBITROS ESCOLHER OS MELHORES
-PROMOVER OUTROS
-E CAIR-LHES EM CIMA SEMPRE QUE FALHEM DUVIDOSAMENTE

ABAIXO OS XITOS VIVA A VERDADE DESPORTIVA

A BEM DA VERDADE DESPORTIVA

ACERCA DO GOLO DO NOLITO EM GIL VICENTE ANDAM PARA AÍ UNS INTELIGENTES COMENTADORES TELEVISIVOS E ATÉ ALGUNS JORNALISTAS A DIZER QUE FOI FORA DE JOGO E NÃO FOI (COMENTADORES FRAQUITOS A MATEMÁTICA) NÃO FALEM DO QUE NÃO SABEM ISSO PARA VER SE OUVE FORA DE JOGO OU NÃO É PRECISO LINHAS PARALELAS VERTICAIS E HORIZONTAS PARA ENQUADRAR JOGADORES.
ISSO DE MANDAR BILHETES A OLHÓMETRO VALE TANTO COMO NADA PORTANTO CALEM-SE PARA NÃO DIZEREM ASNEIRAS E FALEM NAQUILO QUE SE VÊ SEM SER NECESSÁRIO NENHUM TIPO DE TECNOLOGIA OU CIÊNCIA.

AS FAMOSAS MÃOS DE ROLANDO COM ARBITRAGENS COMO DEVERIAM SER SERIA ASSIM:
PRIMEIRA JORNADA
-PENALTI EM GUIMARÃES, NADINHA
-MÃO DE ROLANDO=PENALTI
3 PONTOS PARA O GUIMARÃES
ZERO PONTOS PARA O OUTRO CLUBE

SEGUNDA JORNADA:
-PENALTI A FAVOR DO GIL
-UM A ZERO
-E EXPULSÃO DO DEFESA DO OUTRO CLUBE
-FICAVAM A JOGAR COM DEZ E A PERDER
-PENALTI DO EMPATE, NADINHA
-E AMARELO PARA O MERGULHADOR QUE ATÉ ABRIU AS ASINHAS
-GOLO DO LIVRE DO OUTRO CLUBE NÃO EXISTIA PORQUE NÃO HOUVE FALTA DO JOGADOR DO GIL
-E PENALTI NO FIM DO JOGO NÃO MARCADO A FAVOR DO GIL
3 PONTOS PARA O GIL
ZERO PONTOS PARA O OUTRO CLUBE

AO FIM DE DUAS JORNADAS
O OUTRO CLUBE TINHA TANTO COMO ZERO PONTOS
ZERO, ZERO, ZERO, ZERO, ZERO, ZERO, ZERO, ZERO

SR PEREIRA, VEJA BEM
É SEMPRE EM FRENTE

Ted Scott, o novo base

O Benfica contratou o base norte-americano Ted Scott que jogou na Polónia na última época. Anteriormente havia jogado na Ucrânia numa equipa que defrontou o Benfica na Taça Challenge da época passada.
O jogador é um exímio lançador exterior que vem preencher mais uma lacuna no plantel do Benfica.
Agora sim, temos equipa para reconquistar o título nacional.
Mede 1,88 metros e tem 26 anos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Na final, 20 anos depois!

Portugal venceu a França por 2-0 (golos de Danilo e Nélson Oliveira) e está na final do Mundial de sub-20!
Espera agora pelo outro finalista que sairá do Brasil-México de amanhã.
Portugal chega à final sem sofrer golos, o que é notável.
Se me perguntarem preferia o Brasil na final.

Um filme já visto

«A história repete-se: o FC Porto marcou um golo feio (ainda por cima de penálti) e ganhou, o Benfica e o Sporting falharam golos fáceis e empataram. E aí temos os clubes de Lisboa a correr atrás do prejuízo desde a 1.ª jornada!
Pode falar-se, com fundamento, em sorte e azar. Mas por que razão estes azares só acontecem ao Benfica e ao Sporting? Por que razão, quando o Porto marca um golo, existe a convicção de que já ganhou – e isso não acontece com o Benfica e o Sporting?
É verdade que o FC Porto ganha jogos com golos esquisitos, e que o Benfica e o Sporting falham golos incríveis (em Barcelos, Jara foi uma enorme desilusão, mostrando falta de força, de confiança e de pontaria, e, em Alvalade, Postiga podia ter sido bem mais certeiro).»
(José António Saraiva, in Record)
Mais palavras para quê?

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jara também?

Um jornal espanhol dá Jara como possível reforço do Granada, clube que Carlos Martins irá representar por empréstimo.
Jara iria também por empréstimo. O seu empresário porém desmente.
Apesar de ser um avançado ainda a precisar de melhorar alguns aspectos de jogo, Jara é um avançado rápido e possante que pode, como já o demonstrou na época passada, ser muito importante quando entra no decorrer dos jogos porque não pára um minuto e dá cabo da cabeça de qualquer defesa.

Rodrigo está de volta

Depois da eliminação da selecção espanhola diante do Brasil, Rodrigo diz adeus ao Mundial sub-20 e volta ao Benfica para ficar.
Rodrigo marcou o 1º golo da Espanha no empate (2-2) desta noite num cabeceamento oportuníssimo a um cruzamento da direita. Além do golo mostrou-se sempre perigoso e fez vários remates perigosos à baliza brasileira.
Se Jesus o souber aproveitar temos avançado pois é um avançado móvel, muito rápido e sempre com os olhos na baliza.
Também Nélson Oliveira vem realizando um excelente Mundial, além do reforço Mika que foi fundamental no apuramento de Portugal para as meias-finais onde jogará com a França de Carole.
Gostei ainda das exibições de Roderick e Luís Martins. Pena o penálti falhado pelo nosso central.
Quanto ao lateral esquerdo Luís Martins, fez o seu 2º jogo neste Mundial e ataca bem. Bem trabalhado dará um excelente jogador pois só tem 18 anos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Que GALO!

Barcelos não foi amiga do Benfica na estreia do campeonato.
Nada fazia prever este empate com o Gil Vicente (2-2) depois de ter estado a vencer por 2-0 aos 18 minutos. Melhor entrada era impossível, mas surpreendentemente aconteceu a reviravolta no marcador.
Estou decepcionado, mas pior do que este empate foi o da Luz frente ao Marítimo e mesmo assim fomos campeões. Quem sabe se o Guimarães vai fazer o mesmo aos corruptos!
Não percebi porque motivo o Aimar saíu ao intervalo pois já se viu que dá para coexistir com Witsel e talvez não tivéssemos empatado.

Vamos quebrar o enguiço?

O Benfica não entra a ganhar no campeonato desde 2004. Quem diria?
Vamos quebrar o enguiço hoje em Barcelos? Força Benfica!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bom gosto!

O Real Madrid vai equipar de vermelho na Liga dos Campeões. Bom gosto!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vídeo - A importância da treta!

Descobri casualmente esta pérola no YouTube.
Cada um faz as contas como lhe apetece. Onde é que está escrito que os títulos sob a égide da FIFA são equiparados ao OURO, os da UEFA à PRATA e os Nacionais ao BRONZE?
A convicção com que o homem diz isto impressiona!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Weldon em risco de não jogar na Europa

Weldon terminou o contrato com o Benfica, mas o clube accionou a cláusula de opção quando soube do interesse do Cluj da Roménia que é treinado por Jorge Costa.
Na altura ele acabou por não ingressar no Cluj tendo iniciado a pré-época no Benfica. 
Vendo que o Benfica não abria mão duma compensação financeira pela sua saída, acertou a volta ao Brasil a custo zero.
Em vez de viajar para o Brasil, viajou para a Roménia e para o Cluj. Na altura fiz aqui um post em que perguntava "Weldon enganou o Benfica?".
Tem jogado pela equipa de Jorge Costa mas o Benfica não enviou até agora o certificado internacional o que o impede de ser inscrito pelos romenos.
O seu empresário já veio dizer que a intransigência do Benfica ainda tem a ver com Álvaro Pereira que esteve a um passo do Benfica e acabou no Porto. Se for verdade, é o que eles merecem porque não foram sérios com o Benfica.

Afinal Carlos Martins conta

Muita imprensa vinha especulando que Carlos Martins não entrava nas contas de Jorge Jesus e afinal este desmentiu-os com a inscrição no play-off da Liga dos Campeões.
Quem ficou novamente de fora foi Capdevila o que até certo ponto constitui uma surpresa. Se a não inscrição na 3ª pré-eliminatória foi natural pois tinha acabado de assinar, esta nova não inscrição já surpreende.
Concerteza que Jesus tem visto que o espanhol ainda não tem os níveis físicos necessários e não o quer queimar aos olhos dos adeptos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pobre do Vítor Pereira

A maioria dos jornalistas desportivos tratam os corruptos e tudo o que se relaciona com eles com muito carinho e compreensão. Veja só este post do António Varela no seu Blog Semanada.
«O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, vive um drama inqualificável provocado pela aberração que é o mercado continuar aberto até 31 de agosto. E pede o fecho do período de transferências até ao início da liga, ou seja, até à próxima sexta-feira.
Pereira não sabe quem o vai atacar, se o papão Chelsea, se o fantasma Juventus ou o projeto de gigante Atlético de Madrid. E também desconhece se sai Falcão, ou Moutinho, ou Fernando ou Rolando.  
Já o escrevi: em nome da decência, o mercado deve encerrar no dia 15 de julho. Ponto final. Quem souber trabalhar terá um bom plantel, quem preguiçar pagará o preço correspondente.
Pobre Vítor Pereira.»

domingo, 7 de agosto de 2011

Goga em troca de dívida

O Timisoara da Roménia deve 1,3 milhões de euros ao Benfica pela compra de Sepsi. Dívida essa que foi parar à FIFA, saindo o clube romeno condenado a pagar e inclusivé afastado da Liga dos Campeões.
Em troca da dívida diz-se que o avançado Dorin Goga, de 27 anos e 1,82 metros, será jogador do Benfica.
Não conhecia o jogador por isso pesquisei e aqui vos deixo um vídeo de 10 golos dele.

Mais e melhores controles anti-doping

A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) quer tornar os controlos nas ligas profissionais de futebol mais aleatórios, de modo a que sejam mais eficazes a dissuadir atletas e pessoal de apoio de recorrerem a doping. A principal aposta é o reforço dos testes fora de competição e um programa de análises após os jogos mais homogéneo.
Num despacho publicado sexta-feira, a ADoP informa que, na época futebolística que arranca este mês, haverá no mínimo dois controlos, "determinados por sorteio", em jogos na Liga e um em partidas na Liga de Honra. Mas, em geral, estes números costumam ser superiores: segundo as estatísticas do organismo de combate à dopagem, desde a temporada 2004/ 2005 que em média as brigadas visitam pelo menos três partidas por jornada da principal divisão do futebol luso.
Em comunicado citado pela Lusa, a ADoP explica que a "nova metodologia para selecção de controlos" foi elaborada após consultas ao Conselho Nacional Antidopagem e à Liga Portuguesa de Futebol Profissional. "Tem como principais objectivos o reforço da aleatoriedade no sistema de selecção de controlos de dopagem e a valorização dos controlos de dopagem fora de competição como elemento fundamental para a dissuasão" do uso de dopantes, diz o organismo presidido por Luís Horta, que, no despacho que assinou, também dá especial ênfase aos controlos fora de competição.
Este tipo de testes, feitos de surpresa, a qualquer altura da semana, são considerados mais eficazes a detectar o uso de substâncias com efeitos dopantes prolongados, como a eritropoietina e os anabolizantes. Neste caso, a ADoP vai realizar no mínimo três controlos fora de competição a cada equipa da Liga e dois a cada clube da Liga de Honra. Comparando este plano com o que se passou na época passada, isto significa um reforço deste tipo de testes em pelo menos 11 no principal escalão e de um no segundo.

sábado, 6 de agosto de 2011

Sonhar alto

Os corruptos andam a sonhar alto.
Provavelmente prevendo a saída de Moutinho, sonham com o internacional brasileiro Ganso do Santos.
De acordo com a imprensa, para chegar mais barato o Corinthians serviria de ponte.
Depois de ver como o Santos negociou Alex Sandro e Danilo não vejo qualquer possibilidade de levarem este jogador nos moldes em que é ventilado.
Primeiro, o Santos detém 45% dos direitos económicos e 100% dos direitos desportivos. A época está a decorrer no Brasil e por isso não creio que seja possível uma transferência a meio da época até porque o jogador dificilmente trocaria um clube onde é amado pelos dirigentes e adeptos por outro rival.
Se o quiserem terão de desembolsar os 50 milhões de euros e mesmo assim duvido que saia antes do fim do ano.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Benfica abre o campeonato

A Liga Zon Sagres edição 2011/12 abre com um Gil Vicente-Benfica na 6ª feira, dia 12 de Agosto.
Atendendo a que o Benfica joga já amanhã com o Arsenal para a Eusébio Cup tem quase uma semana completa para preparar o jogo e fica ainda com vários dias até ao jogo com o Twente a realizar na Holanda nos dias 16 ou 17. Seria bom que o jogo fosse na 3ª feira (16) visto que no fim de semana seguinte realiza-se a 2ª jornada do campeonato com um Benfica-Feirense na Luz, antes de novo embate com os holandeses, desta vez na Luz.
O Benfica não pode vacilar no início do campeonato para que não aconteça o mesmo da última época. Face à participação nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões tivémos de começar mais cedo por isso creio que estaremos prontos para o campeonato ao contrário do que aconteceu na anterior devido à participação de muitos jogadores no Mundial da África do Sul e às vendas de Di Maria e Ramires que não foram devidamente salvaguardadas.

Para quem duvidava do seu valor

Aqui está o principal reforço do Benfica para esta época.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A vez do futsal

Depois do andebol ter iniciado a nova época na passada 2ª feira, hoje foi a vez do futsal benfiquista o fazer.
A equipa recebeu reforços, Marcão, guarda-redes brasileiro que já actuou no Belenenses, o internacional português Bruno Coelho também ex-Belenenses e o internacional brasileiro Dentinho, ex-Era-Pack Chrudim, da Rep. Checa.
Quanto a saídas, apenas se registou uma, a do capitão Pedro Costa para o Nagoya do Japão. Atendendo à sua veterania não se pode considerar uma baixa de monta.
Embora tendo no plantel dois excelentes guarda-redes, chegou Marcão que será uma mais-valia nos jogos decisivos porque desempenha excelentemente o papel de guarda-redes avançado, não havendo necessidade de fazê-lo com um jogador de campo.
Dentinho é um finalizador nato vindo por isso acrescentar valor e permitir algum descanso durante os jogos a Joel Queirós e César Paulo, além de poder jogar também pelas alas, tal como o reforço Bruno Coelho.
Plantel:
Guarda-redes: Bebé, Victor Hugo e Marcão.
Jogadores de campo: Davi, Diego Sol, Gonçalo Alves, Arnaldo, Diece, Marinho, Bruno Coelho, Teka, Anilton, Joel Queirós, César Paulo e Dentinho.
O primeiro objectivo da época é a Supertaça que vamos disputar na condição de finalista vencido da Taça de Portugal e que se realiza já no dia 3 de Setembro contra o Sporting.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tranquilamente no play-off

O Benfica está no play-off da Liga dos Campeões. Falta ainda um passo para garantir a presença na fase de grupos e o adversário sairá do lote:
Rubin Kazan, Odense, FC Zurique, Udinese e Twente.
A mais difícil é sem dúvida o Rubin Kazan da Rússia.
No jogo de hoje, depois de marcar primeiro na Turquia, o Benfica praticamente garantia a passagem já que os turcos teriam que marcar 4.
O empate (1-1) acaba por saber a pouco tal a superioridade do Benfica.
Jesus surpreendeu ao deixar Cardozo no banco, entrando Witsel no onze para jogar nas costas de Aimar e Saviola que eram os homens mais adiantados. A estratégia resultou pois Aimar fez um pressing enorme sobre os defesas turcos dificultando a saída da bola para o ataque.
Nolito desta vez também entrou no onze titular por troca com o lesionado Enzo Pérez e em boa hora pois voltou a marcar pelo Benfica.

Será?

O Jogo insiste e Jorge Jesus não desmente. 
Será mesmo verdade que existem negociações entre o Benfica e o Besiktas envolvendo a troca de Cardozo por Hugo Almeida, mais uns milhões?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Andebol a 1ª modalidade a começar os trabalhos

A apresentação da equipa sénior de andebol ocorreu ontem num Hotel de Lisboa. Não entendi porque não foi na Luz como é hábito.
Esta modalidade de pavilhão que na época passada nos deu dois títulos, a Taça de Portugal e a Supertaça, que nesta modalidade não tem nada a ver com as supertaças de outras, parte para a nova época cheia de ambições. Desde logo com a mudança de treinador, agora Jorge Rito, ex-ABC de Braga, com um currículo rico e que (devo confessar) desconhecia.
Para além da equipa técnica entraram dois reforços de peso vindos do dragão, saindo apenas o gigante sérvio Vucicevic que não correspondeu.
Plantel para esta época: 
Guarda-redes: João Ferreirinho (1,92) e Ricardo Candeias (1,88)
Laterais-direitos: Cláudio Pedroso (1,98) e Inácio Carmo (1,94)
Laterais-esquerdos: João Lopes (1,98), Georgi Zaikin (1,96), Nuno Grilo (1,92) e Pedro Peneda (1,90)
Centrais: Carlos Carneiro (1,83) e Nuno Roque (1,83)
Pivots: Rui Silva (1,98), José Costa (1,90), João Pinto (1,91) e Arten Kuybida (2,01)
Pontas-direitos: David Tavares (1,84) e António Areia (1,91)
Pontas-esquerdos: Pedro Graça (1,90) e João Pais (1,84)
Oxalá nos tragam de volta o título de campeão nacional!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Afinal na Luz também se sabe negociar

A notícia da venda de Roberto por 8,6 milhões de euros ao Saragoça foi uma autêntica surpresa na tarde de ontem. Ninguém esperava sequer a venda quanto mais o valor.
O guarda-redes espanhol estava desacreditado não só entre a imprensa, que tudo fez para lhe fazer a cova, como entre muitos adeptos do Benfica. O valor pago foi sempre um factor que se virou contra ele.
O Saragoça talvez seja neste momento o único clube que sabe o que o Roberto vale, por isso desembolsou esse dinheiro por ele. E creio que não se irá arrepender pois sem a imprensa portuguesa em cima dele e num clube em que se sentirá acarinhado pelos adeptos, tem tudo para dar certo.
Mantê-lo no Benfica depois de ter ficado numa situação difícil perante muitos adeptos não o ajudava nada, nem lhe dava grande margem para a sua afirmação definitiva.
Boa sorte Roberto!

A importância da pré-época

Rodrigo, ao contrário da maioria dos jogadores que estão a disputar o Mundial de Sub-20 a decorrer na Colômbia, encontra-se em boa forma física, como ele próprio reconheceu depois da goelada à Costa Rica, em que marcou os dois primeiros golos dos espanhóis.
Vê-se que está bem, mostrou-se muito móvel, tem uma técnica excelente e um pé esquerdo fabuloso. Promete muito este jovem avançado.
Oxalá haja uma vaga para ele no plantel do Benfica pois creio que pode ser muito importante durante a época, especialmente nos jogos em que Jesus opte por não ter ponta-de-lança fixo.
Related Posts with Thumbnails